Bando é o grupo de 3 a 20 foras da lei, sem objetivo mercantil sólido, tal como se limitar a assaltar saloons, lojas, bancos e cidadãos nas estradas.
Organização é o grupo de 3 a 20 foras da lei, com objetivo mercantil sólido, tal como controlar todas as empresas de determinada Cidade ou Estado, o que geralmente é conquistado com pólvora queimada e sangue derramado.
É considerado Organização, ainda, o grupo de 3 a 20 foras da lei que se reúnem para produzir itens ilegais.
Todos os Bandos e todas as Organizações terão a seguinte hierarquia:
Líder: chefe máximo do bando ou chefe máximo da organização.
Tenentes: braços direito do Líder, podem ser vários.
Soldados: todos os demais integrantes, independentemente de sua "patente" no bando ou organização.
Dentro de Soldados os Bandos e Organizações podem criar sua próprias patentes.
Essa divisão é para deixar certas punições o mais objetiva possível, pois há situações que atingirão somente o Líder, outras o Líder e algum ou todos os Tenentes e até Soldados, a depender também do envolvimento.
Todos os bandos, organizações e jogadores individuais cujo personagem é contumaz praticante de crimes deve ser registrado junto à Staff e deverá fazer parte do Discord do Ilegal de Westland para acompanhar principalmente os avisos gerais e avisos de eventos.
ESTRUTURA E HIERARQUIA
Normalmente, o líder é um criminoso experiente, carismático e respeitado, muitas vezes temido tanto por seus inimigos quanto por seus próprios homens. Ele toma as decisões principais — planeja roubos, escolhe alvos, divide os lucros e impõe disciplina.
Logo abaixo há os Tenentes, braços direitos, pessoas de confiancia do líder responsáveis por coordenar pequenas células do bando, vigiar o acampamento, cuidar da segurança e manter a moral dos membros.
Os demais integrantes — atiradores, batedores, ladrões de cavalos, vigias e novatos — formam a base operacional. Cada um tem uma função específica durante assaltos ou fugas.
ECONOMIA E REGRAS INTERNAS
O lucro geralmente é dividido conforme a função e o risco de cada membro. Alguns bandos seguem códigos de honra — proibição de roubo entre si, punição para desertores, respeito ao líder. Outros funcionam sob um verdadeiro ordenamento e outros operam sob pura força e medo, o que frequentemente leva a traições e dissoluções violentas.
O butim não é apenas dinheiro: cavalos, armas, munição, suprimentos e até reféns são parte do saque e trocados por favores, abrigo ou proteção.
Já nas Organizações, os membros geralmente recebem pagamentos periódicos (salário) e comissões sobre ações e serviços extras.
MOBILIDADE E ABRIGOS
Os bandos são nômades, mudando de acampamento constantemente para escapar das forças da lei e dos Caçadores de Recompensa. Locais isolados — cavernas, pântanos, montanhas ou vales — servem de refúgio. Nessas áreas, criam uma espécie de microssociedade, com tarefas diárias, revezamento de vigias e redes de informantes.
Organizações geralmente têm sede ou sedes, em regra fazendas, ranchos e empresas, que servem também de fachada e lavagem de dinheiro.
ALIANÇAS E CONFLITOS
Bandos às vezes formam alianças temporárias com Contrabandistas, Comerciantes e corruptos locais. Contudo, rivalidades são comuns: disputas por território, informações ou botins frequentemente resultam em massacres entre gangues.
Já Organizações são mais cautelosas e organizadas, fazem alianças mais duradouras e fundadas na confiança. As disputas envolvendo Organizações costumam envolver inteligência.
SÍMBOLOS E IDENTIDADE
Cada grupo possui um nome, um lema ou uma marca — algo que inspira medo e serve de identidade.
Essas marcas podem ser cortes, tatuagens, insígnias improvisadas ou apenas um nome que ecoa nas cidades.
Em suma, os Bandos e as Organizações são sociedades marginais movidas por ganância, necessidade e desilusão. São tão organizados quanto precisam ser — suficientemente disciplinados para sobreviver e perigosos o bastante para desafiar o mundo que os rejeita.